Instrumentos e toques na roda
O berimbau
É o principal instrumento musical da capoeira, o qual, numa roda de jogo de capoeira, é ele que comanda a roda nos mostrando o tipo de jogo a ser realizar, através de seu toque. O Berimbau não existiu somente em função da capoeira era usado pelos afro-brasileiros em suas festas e no samba-de-roda.
A origem do berimbau é um pouco obscura, apesar de alguns historiadores acreditarem numa origem africana É o principal instrumento musical; já que os africanos tem estado no Brasil desde, ao menos, 1548; e como em todos os relatórios sobre o uso do instrumento no Brasil é evidente que tenha sido usado exclusivamente por negros escravos (africanos e descendentes de africanos), a conclusão mais lógica é que o berimbau é um instrumento de origem africana introduzido no Brasil com os escravos, através dos portugueses.
Normalmente são utilizados três berimbaus simultâneos na roda, um gunga (1) ou berra-boi, um médio (2) e um viola (3) .
Os tres berimbaus
1-Berra-boi: caracteriza-se por ser dotado de uma cabaça maior e consequentemente, ter o som de timbre mais grave.Ele marca o ritmo da roda sem revirar
2-Gunga ou Medio: e o berimbau central e ele que dita o ritimo do jogo tradicionalmente tocado apenas por mestres em rodas.
3-O Viola é responsável por entrelaçar o seu som com os "floreios" e viradas que expressam por exemplo, o sentimento do grupo ao apreciar o jogo e a bateria, mas suas variações não devem comprometer o andamento do conjunto, o tocador deste instrumento deve ser dotado de muita sensibilidade para determinar a hora certa de florear.
Atabaque
O atabaque na capoeira tem a mesma função que o pandeiro. O termo atabaque é de origem árabe, é um instrumento oriental muito antigo entre os presas e os árabes, porém divulgado na África. Provavelmente o atabaque tenha vindo para o Brasil através dos portugueses, para ser usado em festas e procissões religiosas.
Pandeiro
Na capoeira é um instrumento que serve para fazer a marcação do ritmo; há quem pense numa remota origem árabe como é o caso do Bluteau, porém o pandeiro é um dos antiquíssimos instrumentos musicais da velha Índia. Os hebreus faziam bastante uso, sobretudo nas cerimónias religiosas.
Penetrou na Idade Média, impôs sua presença e na Península Ibérica se instalou em definitivo com a invasão árabe, sendo usado com frequência em bodas, casamentos e cerimónias religiosas.
No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa e já na primeira procissão que se realizou no Brasil, que foi a de Corpos Christis, na Bahia, a 13 de Junho de 1549, ele se fez presente, pois era hábito em Portugal.
Reco reco
É feito de gomo de bambu sobre o qual se passeia uma haste de metal. Também existe outro tipo feito de uma pequena mola. Desconhece-se a origem do nome, assim como a sua procedência
Agogô
O agogô é um instrumento musical de percussão de ferro, entrado no Brasil por via africana. O termo agogô pertence a língua nagô e vem do vocábulo agogô, que quer dizer sino, entretanto precisar qual dos povos africanos foram responsável pela sua vinda para o Brasil é algo difícil.
O uso do agogô na capoeira não é de grande importância, pois pouquíssimas academias o usam. É bastante usado nos folguedos populares. Mas a sua maior actuação é nas cerimónias afro-brasileiras.
Toques de Capoeira
Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, que são tocados no berimbau, são conhecidos como toques. Estes são alguns dos toques mais utilizados:
Angola
É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.Grande nome da capoeira de angola e o Mestre Pastinha.
São Bento Grande de Bimba
Este toque foi criado por Mestre Bimba. É chamado também de São Bento Grande da Regional. É um toque que transmite muita energia e exige dos capoeiras muita técnica, atenção e um jogo veloz.
São Bento Grande
O toque de São Bento Grande corresponde ao toque do terceiro ritmo.Nesse momento a luta é enfatizada no jogo, exigindo velocidade de reflexos.
São Bento Pequeno
São Bento Pequeno é um toque de berimbau cadenciado e lento onde os capoeirista mostram muita tecnica. Ele é executado com duas batidas apenas com o apoio do dobrão sobre o aço, seguida rapidamente de uma terceira batida marcada pelo dobrão, uma batida no aço solto e um balanço do caxixi.
Iúna
Não possue um criador indentificado no entam alguns capoeiristas atribuem sua criaçao ao mestre Bimba que teria criado o jogo para seus alunos graduados jogarem entre si e mostrarem suas habilidades.
Atualmente e o toque onde so mestres jogam e em alguns grupos contra-mestres tambem podem jogar.Em grupos que usam corda , joga-se iúna alunos com graduação acima de azul.
Cavalaria
Em capoeira, cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda
Santa Maria
Na capoeira, Santa Maria é o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Um dos toques mais bonitos do berimbau, o tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala que da ao ritmo uma caracteristica muito diferente dos demais toques da capoeira, em especial da capoeira regional.
Banguela
Banguela é o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta. É um jogo cadenciado.
Amazonas
Amazonas é o toque festivo usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
Idalina
Idalina e o jogo de apresentação com facas e facões utilizados para exibiçoes